Papinha:O que o bebê pode comer em uma dieta saudável

Depois de desmamar o que o bebê come? Ele deve comer somente papinha? Será que posso acrescentar certos alimentos saudáveis? E se ele não se acostumar? Essas são algumas das dúvidas recorrentes das mamães.

Mas não se preocupe, vamos te dar algumas dicas de como a comida do seu bebê deve ser e como manter uma dieta saudável e natural com o passar do tempo para ele.

papinha

Quando e como começa a alimentação do bebê?

Assim que o bebê desmamar você já pode ficar alerta para a mudança alimentar. Há especialistas que acham que a partir dos 6 meses o neném pode começar a comer as papinhas.

Para não comer algo tão industrializado, você pode fazer uma papinha com alimentos amassados de colher naturais.

papinha

Introduzindo novos alimentos na papinha

O primeiro alimento podem ser as frutas, como banana, mamão e kiwi, que são fáceis de amassar.

Como o neném ainda não esta acostumado a papinha não deve ser muita, observe como ele  reage com as frutas selecionadas como maça ou pêra. O intestino e o paladar dele devem se acostumar devagar e com calma.

Dê a papinha por 3 dias, observe se ocorreu alguma reação alérgica ou nas fezes do bebê, se tudo estiver normal, continue a introdução.

Você também pode dar sucos em pequenas quantidades, como 30 ou 50 ml, eles devem ser puros, sem qualquer tipo de adoçante, natural ou industrializado.

Experimente o suco laranja, acerola, cenoura e vá variando entre as frutas citadas acima.

Depois das frutas você pode inserir outros alimentos na rotina do seu bebê, como comidas mais salgadas.

papinha

Comidas salgadas

Para fazer uma comida salgada para seu bebê é fácil, você deve amassar, igual a uma papinha, esses alimentos, se achar que eles são complicados de amassar à mão, use o liquidificador.

Alguns exemplos: carne, cenoura, batata, mandioquinha, frango. Esses alimentos podem ser misturados para fazer diferentes combinações, pois, depois de vários meses comendo comidas mais doces, ele pode demorar a se acostumar com outro sabor. Se optar por colocar temperos, prefira os naturais e coloque com muita moderação.

Se você estiver receosa com relação a colocar carne na dieta do seu filho, não se preocupe, ela pode ser inserida bem depois na dieta dele.

Uma maneira de fazer com que a criança comece a introdução nas comidas salgadas é fazer sopinha. Você pode refogar a carne com um pouco de óleo, pouco sal, cortar os outros alimentos, como mandioquinha, cortar em pedaços bem pequenos. Deixar em fogo baixo para que os legumes estejam bem moles!

Amasse os legumes com um garfo ou bata no liquificador. Sirva em uma pequena colher e lembre-se de soprar. 🙂

 

 

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida sobre a papinha do seu bebê? Deixe um comentário que te respondemos.

Siga nossas redes sociais para saber das novidades:  Facebook e Instagram