Mesmo que a maioria das pessoas não goste, exercícios físicos são necessários para melhorar a saúde de toda a população.
Mas para as gestantes eles são mais que necessários, são essenciais. As futuras mamães e os bebê são, os dois, beneficiados pelos exercícios. Praticar uma caminhada, corrida, musculação leve, etc., pode reduzir os ricos de complicações obstétricas, ajuda a controlar o ganho de peso, melhora o estado psicológico, diminui casos de depressão e estresse.
Esses são apenas alguns benefícios, mas lembre-se é preciso muito cuidado, especialmente no começo e no final da gravidez, ao fazer exercícios, se possível vá acompanhada de um profissional e sempre pegue leve se sentir qualquer mudança ou dor.
Seu médico(a) irá lhe orientar corretamente se é ou não possível que você possa praticar alguns exercícios físicos. Use sempre roupas largas e frescas, beba água, não fique no sol, passe protetor, são dicas básicas para que tudo fique bem e você aproveite cada segundo.
1. Exercícios físicos para se praticar na água
É interessante lembrar que seu corpo vai mudar e seu peso também, por isso atividades diferenciadas, como hidroginástica e natação, são as mais adequadas para tornarem essas mudanças menos drásticas.
Exercícios praticados na água ajudam a diminuir nas dores lombares e inchaço.
2. Atividades posturais
Ioga, RPG e pilates, são ideias para melhorar a flexibilidade e o tônus muscular, são super indicadas para as mamães de primeira viagem, que tem certo receio quanto ao parto.
Ioga e Pilates são recomendados para ajudar antes e depois do parto, para melhorar a flexibilidade vaginal, combater a flacidez, que vem depois do pós-parto e com a idade.
3. Corrida e caminhada leve
Essas são as clássicas, as duas ajudam a diminuir o estresse, aumenta o condicionamento físico e o fluxo sanguíneo. Sempre fique atenta aonde está pisando, e beba muita água.
Se seu exercício for feita na academia, procure um profissional para te ajudar com o passar da gestação.
Não se esqueça, consulte seu médico para que você escolha a atividade ideal e não se force demais, preste atenção ao que seu corpo está pedindo, um descanso ou hidratação, respeite sempre seus limites.
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que te respondemos.