8 meses se passaram e você se sente preparada. Leu sobre todos os assuntos, desde a gestação até os primeiros dentinhos, sabe o que vai acontecer em cada etapa a partir de agora, o enxoval e o quartinho estão prontas, as malas preparadas, os documentos em dia, e aí acontece, a bolsa estoura.
Ainda sim, você continua preparada, iria acontecer mais cedo ou mais tarde, depois da bolsa estourar começa a dor. Essa é a fase que mais assusta as mamães.
Mas saiba que as mulheres aguentam muito mais a dor do que os homens, e além disso, você sempre têm a possibilidade de tomar a anestesia.
Neste artigo vamos te explicar como funciona, quando é aplicada e outras dúvidas sobre anestesia no parto normal.
Parto normal
Assim que você conseguir sentir as contrações, notar que elas ficam mais duradouras e com maior intensidade, converse com seu médico que é a hora do seu bebê chegar.
No hospital irão determinar a sua dilatação, depois dela chegar no ponto, vão te encaminhar para a sala de pré-parto. Algumas mulheres, quando chegam a 8cm, sentem muita dor, por isso, se você estiver em 6cm e quiser pedir anestesia, não se acanhe, você não é obrigada a sentir dor, especialmente com procedimentos e tecnologias à seu favor.
Quando posso tomar anestesia?
Durante o trabalho de parto você pode recebê-la, mas também irá depender da sua vontade, pois muitas mamães preferem não tomar ou tomar se realmente chegaram ao seu limite.
Pode acontecer da equipe de anestesia demorar a chegar, por isso, se você realmente sabe que não vai aguentar a dor ou tem muito medo dela, peça com antecedência a aplicação.
A anestesia é a peridural, ou seja, da cintura para baixo você não sentira nada. Será aplicada quase nas bases da suas costas. Na hora os médicos podem aumentar ou diminuir a quantidade, fazendo com que também aumente ou diminua a intensidade, isso permite que você se movimente e sinta as contrações na hora de fazer força.
Há também a anestesia raquidiana. Ela é mais comum em cesarianas e não funciona por muito tempo depois do parto, mas age imediatamente.
Nenhuma das anestesias prejudica o parto ou o seu bebê, pelo contrário, você irá ter mais energia na hora de puxar e será avisada de quando terá que fazer força para que o bebê nasça. Não há nenhum estudo que comprove que a anestesia faz mal para o bebê.
E em algumas horas você já recobrará os movimentos e as sensações da cintura para baixo.
O canal M de Mulher fez um vídeo incrível descrevendo todo o processo e os tipos de anestesia com médicos especializados, confira:
Se você acha que vai conseguir ter um parto normal sem anestesia, ótimo! Mas, se você quer anestesia peridural, é necessário falar com antecedência para seu médico para que tudo saia de acordo com o planejado.
Siga nossas redes sociais para saber das novidades: Facebook e Instagram
Conseguiu entender como a anestesia funciona? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que te respondemos.